top of page

Achados arqueologicos.

Inscrição de Tel Dan:

    Este fragmento é uma inscrição do Período do Primeiro Templo, foi descoberto em escavações na antiga cidade de Dan. É a primeira referência extra-bíblica para a " Casa de David " descoberta.     Parece ter sido parte de um monumento erguida por um rei de Aram que indica a vitória sobre seus inimigos. Escrito em arameu com as palavras separadas por pontos, a inscrição data ao 9º século AC.

Pomo de Marfim:

    Este pomo de marfim esculpido acredita-se ter sido a cabeça decorativa de um cetro cerimonial usada pelos Sacerdotes durante o Período do Primeiro Templo.                 Descoberto fora de contexto, pode ser a única relíquia descoberta em Jerusalém do Templo de Salomão. O Pomo era um motivo popular no Templo de Salomão. O artefato tem um buraco pequeno no fundo e indica que poderia estar montado numa barra. É inscrito com caracteres hebraicos transcritos como: doação " Sagrada para os Sacerdotes na Casa de Yauhuh

Ossuário de Caiafas:

    Da tumba familiar de Caiafas em Jerusalém, este ossuário contém a inscrição " Yahusef bar Qafa": (José, filho de Caiafas), é datado ao Período do Segundo Templo. Caiafas foi o sumo sacerdote no tempo que Jesus foi crucificado.

Homem crucificado:

    Um ossuário com o nome de "Yahuchanan" contém parte do esqueleto de um homem crucificado no primeiro século e enterrado com o cravo de crucificação curvada pelo osso do calcanhar. É a única evidência física de crucificação descoberta.

Barco Galileo de pesca:

    Essa armação de um barco pesqueiro do primeiro século que DC foi recuperado da lama ao longo do contorno da costa do Mar da Galileia.

    Acredita-se que o modelo do barco é semelhante ao do mosaico escavado em Migdal.

Amuletos de Ketef Hinnom:

    Foram descobertos dois rolos de papel de prata minúsculos na forma de amuletos em uma caverna Ketef Hinnom. Escrito em hebraico antigo datada ao 7º século AC, os rolos incluem os fragmentos de um texto bíblico e foram datados em mais de 300 anos anteriores a Qumran. A forma da bênção sacerdotal contida à esquerda no rolo é: " O Senhor o abençoa e o protege. A face do Senhor brilha para ser cortês a você. O Senhor eleva o semblante e lhe dá a paz ".             Também contém o Tetragrama, a forma antiga do Divino Nome, " Yauhuh"

Relógio de Herodes:

    Este minúsculo relógio de sol (só 2 polegadas) pode ser o único artefato sobrevivente conhecido do Templo de Rei Herodes. Foi achado durante escavação de uma pilha de escombro atribuída à destruição do Templo. Há um menorah (candelabro) esculpido em sua parte de trás, um símbolo que normalmente era reservado para os Sacerdotes do Templo.

Ceramica da Casa de Deus:

    Esta cerâmica foi descoberto em Arad, um antigo centro administrativo Judeu.           Escrito em hebraico antigo, é datada a princípios do 6º século AC, é presumido ser as referências epigráficas mais antigas do Templo em Jerusalém. Na porção da inscrição lê-se: "Para meu senhor Elyashib, possa o Senhor buscar seu bem estar…o assunto que você desejou é bom; ele está na Casa de Deus".

Cerâmica de Qumran:

    Esta cerâmica foi descoberta no planalto de Qumran em 1996 e é o único material escrito a ser recuperado lá após a descoberta dos Rolos do Mar Morto. O escrito é um tipo de contrato, esta quebrada em um ponto crítico, e os estudiosos discordam sobre a tradução formal.

Rolos do Mar morto:

    Muitos consideram a biblioteca como sendo de uma seita judia antiga (Essênios), esta coleção inclui as cópias existentes mais antigas conhecidas das Escrituras Sagradas.     Os rolos foram armazenados em jarros de barro lacrados, em cavernas ao longo das orlas do Mar Morto. Estes manuscritos Bíblicos são 1.000 anos mais antigos que as escrituras até então.

Inscrição de Pilatos:

    Descoberto em Caesareia numa parede secundária, esta inscrição testemunha uma figura do Novo Testamento, povoa o debate sobre o título de Pilatos, Prefeito em lugar de Procurador.

Relógio de Qumran:

Um relógio calendário solar de 364 dias no ano, baseado em tradições judias antigas, era usado pelos Sectários, o tempo era uma questão de grande significado por manter um horário preciso nas orações diárias.

Ser rico é sinal de aprovação de D'us?

Homens de D'us que eram ricos ou ficaram.

    Abraão – tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata,(Gn 13.2). Isaque – enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo, (Gn 26.13). Jacó – ficou extremamente rico, tornando se dono de grandes rebanhos e de servos e servas, camelos e jumentos, (Gn 30.43). José – segundo no comando do Egito, José estava abaixo somente do Faraó, no passado foi escravo, (Gn 39.2 e 41. 40-44). Davi - morreu em boa velhice, tendo desfrutado de vida-longa, riqueza e honra, (1Cr 29.28). Salomão – D'us disse a Salomão…. Você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá. O rei Salomão era o mais rico e o mais sábio de todos os reis da terra, (2Cr 1. 12: 1Rs 10.23). Josafá – O Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve grande riqueza e honra, (2Cr 17.5). Jó – possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente, (jó 1.3). Daniel – O rei colocou num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da babilônia e o encarregou de todos os sábios da província... assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa, (Dn 2. 48: 6.28). José de Arimateia – Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéa, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus, (MT 27.57). Cornélio – Centurião do regimento conhecido como Italiano. Ele e toda sua família eram piedosos e tementes a D'us; dava esmolas ao povo e orava continuamente a D'us, (At 10.1,2). Lídia – vendedora de tecidos de purpura, da cidade de Tiatira, mulher temente a D'us, (At 16.14). Crentes da igreja primitiva – não havia pobres entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e os colocavam aos pés dos Apóstolos, que distribuíam segundo a necessidade de cada um, (At 4.34-35).

    No entanto, assim como aqueles que tinham pouco em sentido material não haviam sido necessariamente desaprovados pelo Eterno. Muitos servos fiéis de Deus eram pobres. O profeta Amós era um humilde pastor de ovelhas e trabalhador sazonal, (Amós 1:1; 7:14) Nos dias do profeta Elias, quando houve fome em Israel, ele dependeu da hospitalidade de uma viúva pobre, cujo suprimento escasso de farinha e azeite foi milagrosamente mantido. Nem Elias nem a viúva ficaram ricos. Jeová supriu apenas suas necessidades básicas, (1Rs 17:8-16). Imprevistos talvez levem à pobreza. acidentes ou doença podem impedir uma pessoa de trabalhar temporária ou permanentemente. E a morte pode fazer com que crianças fiquem órfãs e mulheres viúvas.Mesmo essas circunstâncias adversas não são sinal da desaprovação de Deus. O relato de Noemi e Rute é um exemplo acalentador do cuidado amoroso do Eterno por aqueles que passam dificuldades. Embora Noemi e Rute tenham ficado muito pobres quando seus maridos morreram, o Eterno as abençoou e fez provisões para cuidar de suas necessidades. (Rt 1:1-6; 2:2-12; 4:13-17). Profetas pobres Eliseu era lavrador, isto significa que era pobre, um homem simples, e em uma profissão sem prestígio algum, pois no tempo dos reis de Israel os pobres e desafortunados foram deixados na terra para serem lavradores. Jesus era pobre, os apóstolos eram pobres entre outros servos do eterno eram pobres, então fica claro que pobreza não é sinal da desaprovação de Deus. Aqueles que são fiéis ao Eterno podem confiar nas palavras do Rei Davi: “Eu era moço, também fiquei velho, e, no entanto, não vi nenhum justo abandonado, nem a sua descendência procurando pão.” —(Salmo 37:25).hoje nos vemos todos os dias pessoas se entregando a Jesus nao pela sua oferta de vida eterna e sim pelas bençãos.A Palavra diz: buscai em primeiro lugar o reino de D'us e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas; Mas hoje uma inversão: buscai em primeiro lugar todas as coisas e depois o reino de D'us sem a sua justiça.Pense nisso!

    Dizimo – Heb. O termo era ma'aser, significa um décimo dos despojos de guerras, produção do gado e das terras aos sacerdotes e reis era um costume antigo e profundamente arraigado entre muitas nações. A primeira referência do dizimo no AT. Reporta ao tempo de Abrão, mais de quatrocentos anos antes de a leis ser proclamada no monte sinai. Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;Abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.(Gn 14.17-20).

    Oferta – Heb. O termo qorban significa: Aquilo que alguém traz para perto D'us ou do altar. É um vocábulo genérico para designar qualquer tipo de sacrifício. Existem vários tipos de oferta no AT são elas: kaphar – oferta de expiação; olah – queimada ou holocausto; nesekh – de bebida; bikkurim – os primeiros frutos; minchah – carne ou de sereal; sh’'lamim – oferta da paz; terumah – oferta alçada; tenuphah – oferta excelente; hattath – pelo pecado; asham – pela transgressão; zebhah nedhabhah – oferta voluntária; zebhah-ha-todhah – oferta de gratidão; zebhah nedher – ofertas votivas ou votos.

    Grego – o termo prosphora significa literalmente “uma entrega”, “uma oferta”, no NT, ela e usada para referir se ao sacrifício de Jesus.

    Semeadura ou plantio – Em Hebraico o termo é zera que refere se espalhar semente. No princípio, D'us estabeleceu a lei da universal da colheita. Semeadura e colheita constituem um processo contínuo durante a existência da terra. A semente possui em si a capacidade de multiplicar se e produzir outras sementes, cada semente produz segundo a sua espécie, a semente de manga produz uma mangueira enorme e cheias de mangas e claro! No plano espiritual também a semeadura certo! Tempo que você semeia ela produzira uma colheita em sua vida. Sementes são coisas que ofertamos ela pode ser boa e ou ruim vejamos: Tempo, amor, bondade, habilidades naturais e fé são sementes boas, correto! E as sementes ruins? Ódio, medo, amargura, raiva e maldade, com certeza isso você colherá! e a colheita financeira e tudo aquilo que ofertamos e oferecemos de bom agrado a D'us nelas estão o potencial da multiplicação da sua colheita se você não oferece nada ao Senhor nada você colherá(2co 9.10).

    Colheita no Grego – é o verbo therismo, é usado especificamente no ato de ceifar. Antigamente em Israel, as colheitas variavam de acordo com as condições da natureza, mas geralmente aconteciam em meados de abril no nosso calendário, durava cerca de 7 semanas e era época de grande alegria e de festas que celebravam a provisão de D'us.

 

 

bottom of page