As leis de D'us são boas ou ruins
As leis de D'us são boas ou ruins?
Segundo o Pr. Jason Helopolous da Igj. Presbiteriana na América diz: “Os estatutos divinos nos são um presente. D'us nos deu a lei porque nos ama”
A partir dai vamos traçar um raciocínio que não levara ao novo rumo a respeito das leis de D'us. A lei Mosaica foi apenas um tutor temporário que nos leva a Cristo.
(Rm. 6,14) diz: E o pecado não vos dominará, porque não estais debaixo da lei, mas de Cristo.
(Rm.7: 6), agora porém, estamos livres da lei, tendo morrido para o que nos mantinha cativos, e assim podemos servir em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
(Rm.7:12-13), Mas também sabemos que a lei é santa, e santo, justo e bom é o preceito portanto uma coisa boa se transformou em morte para mim? De modo algum! Mas foi o pecado que para se revelar pecado, produziu em mim a morte através do que é bom. Para que o pecado, através do preceito, aparecesse em toda sua virulência.
(Tg.1: 25), mas aquele que considera atentamente a lei perfeita de liberdade e nela persevera não sendo ouvinte esquecido, antes, praticando o que ela ordena esse é bem-aventurado no que faz e (2: 8), assim se cumpris a Lei régia segundo a escritura…. Encontramos muitos cristãos falando de três usos da lei:
primeira é para nos conduzir a Cristo trazendo a convicção do pecado;
Segundo é restringir a impiedade no mundo;
Terceiro é nos ajudar a aprender a natureza da vontade de D'us, agindo como uma espécie de planta para a santidade. Muitos acreditam nos dois primeiros, mas o terceiro há controvérsia o uso é ilegítimo, se é mesmo um dos propósitos primordiais da lei, resumindo muitos acham que a lei continua sendo a ferramenta de D'us para promover a santidade e outros acham que a lei não se aplica a nos do N.T.
Os dez mandamentos são diretamente normativos, mas os aspectos civil e jurídico da lei apontam para o que vale para todos os povos em todas as épocas. A lei de D'us é incapaz de salvar – isso é legalismo. Mas tudo na bíblia existe para nossa edificação, de forma que sejamos habilitado para boas obras.
(2Tm. 3:16-17), Assim sendo, seja o que a bíblia ensinar, devemos nisso crer. E o que quer que ordene – por preceito, exemplo, estória, ou cântico – devemos praticar. Não ha nada de inerentemente de antievangelho em ser exortado pelos imperativos das escrituras. Não ha nada de descortês nas exigências divinas, alias é extremamente o contrário! Ha graça e alegria no receber da lei. A lei deve nos levar ao evangelho isso é uma verdade!!! Vemos o padrão de D'us nas leis, enxergamos o nosso pecado através da lei ai contemplamos nossa necessidade de um salvador. Mas é tão verdadeiro quanto o evangelho conduzir a lei. Em Êxodo D'us primeiramente liberta o seu povo do Egito, e ai Ele lhe dá os dez mandamentos. Paulo em Romanos diz: acerca da graça livre e soberana acerca da obra expiatória de cristo nos capítulos 1 a 11, e ai, nos capítulos 12-16, ele nos mostra como viver à luz dessas misericórdias.
Em João 4, Cristo encontra à mulher Samaritana acerca de água-viva desembocando na vida eterna, e ai expõe o pecado dela e a instrui a adorar a D'us em espírito e em verdade. Temos um erro muito grande de incitar o amor contra a lei como se fossem mutuamente excludentes. Mas isso é antibíblica, amar é um mandamento da lei certo? (Dt. 6:5; Lv. 19:18; Mt. 22:36-40).
Kevin Deyong no seu livro Brecha em sua santidade diz: “se ordenarmos as pessoas que amem, estamos criando leis para elas. Contrariamente, se dissermos a elas que a lei não faz diferença, então o amor também não faz, pois ele é o resumo da lei” Uma consideração íntima que Jesus fez entre o amor e a lei. (Jo.14:15), se me amais, observareis meus mandamentos. Quando guardamos os mandamentos de Cristo, nos o amamos. E quando amamos a Cristo, o Pai nos ama. E quem quer que o Pai ame, Cristo se revela. (Jo.14:21).
Pra finalizarmos a lei de D'us é uma expressão de sua graça porque também é uma expressão de seu caráter. Os mandamentos nos mostram quem D'us é, o que ele preza, o que ele detesta. A lei e o plano de D'us para seu povo se santifique e desfrute da comunhão com o Pai, os salmos estão repletos de declarações de deleite relativas aos mandamentos de D'us.
Declarações de amor:….
Pelo contrário seu prazer está na lei de YAHWEH e medita sua lei de dia e noite. (Sl. 1:1-2);
Os preceitos de YAHWEH são retos alegram o coração; o mandamento de YAHWEH é claro, ilumina os olhos. (Sl.19:09);
Que meus caminhos sejam firmes para eu observar teus estatutos. (Sl.119:5);
Abre os meus olhos para eu contemplar as maravilhas que vem de tua lei. (Sl. 119:18).