top of page

I.N.R.I

I.N.R.I.

A cruz é um símbolo cristão! Mas não e disso que falarei agora é sobre o tetragrama INRI que foi pregado na cruz sobre a cabeça de Yeshua e que tem em todo crucifixo romano.

INRI – “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum”, ou seja “Yeshua de Nazaré Rei dos judeus”, na verdade isso nos foi ensinado e através dos anos pelo clero romano. O que não nos é ensinado é a verdade que as iniciais INRI já era usado a muitos anos A.C..

Aparentemente a sigla INRI não foi uma criação judaico-cristã, o uso do tetragrama já era usado pelos povos antigos egípcios, entre os páris e até mesmo os maias e os astecas onde curiosamente o deus Sol era conhecido como “INTI”. Alguns estudiosos dão as mais diversas explicações sobre o tetragrama, cada qual querendo “vender o seu peixe”, como Eliphas Levi que afirmava INRI ser um mantra sagrado onde se entendia “Isis Naturae Regina Ineffabilis”.

O tetragrama tem vários significado dentro de diversos niveis hierárquicos existentes na gnose e sociedades secretas de conhecimentos que vem de tempos antigos e é uma palavra de significados herméticos, alguns significados, para melhor entender suas origens e seus propósitos o mais conhecidos seja o termo usado pela Rosa Cruz, como síntese de uma das fórmulas da Natureza. Os primitivos Magi (plural de Mago) formavam com estas quatro letras os seguintes aforismas:

  • Igne Nitrum Roris Invenitur;

  • Igne Natura Renovatur Integrat, traduzido do Latim: A natureza é totalmente renovada pelo fogo, “isso é muito comum no nosso tempo ouvir”.

  • Para os esotéricos o fogo é representado pelo sol.

Como na Natureza tudo nasce, tudo se destrói, e tudo se regenera, a geração, a destruição e a regeneração são as principais considerações que constituem o objeto do grau Rosa Cruz, desenvolvimento teórico do três primeiros graus simbólicos da Maçonaria. Isto como doutrina gnóstica pura. Como política, o grau Rosa Cruz consagra a recordação da emancipação dos povos pela Fraternidade e discute os meios de se chegar a fazer desta emancipação uma realidade prática.

Moderna Rosa Cruz, filósofos, vêm nelas as iniciais das palavras: India, Natureza, Regeneração, Ignorância ou das palavras: Indefesso Nasu Repellamus Ignoratiam.

As iniciais INRI correspondem, aos Quatro Elementos: Fogo, Água, Terra e Ar, assim:

(I)ammin – Água; (N) our – Fogo; (R) owahh – Ar; (I) abesch – Terra.

No Ritual Menor do Pentagrama a palavra INRI é de suma importância:

INRI - Yod, Nun, Resh, Yod.

Apenas necessitamos do mais superficial conhecimento das atribuições dadas no Sepher Yetzirah, do maço de cartas do Tarot, ligeiras noções de gnosticismo e astrologia. A primeira ação é converter as quatro letras lacunas em suas equivalentes hebraicas e, posteriormente, em suas atribuições diretas, assim:

I (ou J) = Yod = Virgo = y =

N = Nun = Scorpio = n =

R = Resh = Sol = r =

I (ou J) = Yod = Virgo = y.

Pesquisando Liber 777 (A. Crowley), na coluna intitulada “Deuses Egípcios”, encontramos o seguinte:

  • Virgo = ISIS = Mãe Pujante = Que é a Mãe de todas as coisas.

  • Scorpio = Apophis = O Destruidor (Morte)

  • Sol = Osiris = Morto e Erguido

O “I” final, sendo uma repetição, é deixado de lado para ser retomado apenas em algum lugar posterior a fim de estender a significação daquelas derivadas da análise. A análise final da Palavra chave resume a fórmula com as iniciais de Isis, Apophis e Osiris, dado IAO, o Deus Supremo dos Gnósticos. Mas IAO também pode ser interpretado como Igne Aqua Origo - A origem do Fogo está na Água.

O que é uma Chave

Como podemos analizar, as inícias I.N.R.I tem origens e significados variados e até mesmo controverso no que diz respeito ao seu uso judáico-cristão, de todos os significados conhecidos talvez o que mais chama atenção seja o usado pelos jesuítas que diz:

  • Justum Necare Regis Impios, que é É Justo Matar os Reis Ímpios.

Um documento apareceu publicada no "Jornal de Francfort", número 115, de 26 de abril de 1839 e achado em um vaso antigo, de mármore branca, quando se faziam escavações na cidade de Áquila, no reino de Nápoles, no ano de 1280.

O I. N. R. I. na Cruz de Jesus foi ditada através da sentença de Pôncio Pilatos:

"Eu, Pôncio Pilatos, aqui presidente do Império Romano, dentro do palácio da arqui – residência, julgo, condeno, e sentencio à morte a JESUS, chamado pela plebe de Cristo Nazareno, de pátria galileu, homem sedicioso da lei mosaica, contrário ao grande Imperador Tibério César. Determino e pronuncio par esta, que sua morte seja em cruz, ficado com cravos, segundo a usança dos réus, parque aqui, congregando e juntando muitos homens ricos e pobres, não cessou de promover tumultos por toda a Judeia, dizendo-se Filho de Deus e Rei de Israel, ameaçando-os com a ruína de Jerusalém e do sacra templo, negando o templo de César, e havendo tido o atrevimento de entrar com ramos e triunfo, e com parte da plebe, na cidade de Jerusalém e no sacra templo. Mando que se leve pela cidade de Jerusalém o Jesus Cristo, ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz nos ombros, para que sirva de exemplo a todos os malvados, e com ele sejam levados dois ladrões homicidas, e sairão pela porta Yagarda e que se leve Jesus a público Monte da Justiça, chamado Calvário, onde sacrificado e morto fique o corpo na cruz como espetáculo a todos os malvados, e sobre a cruz seja posto este título nas línguas hebraica, grega e latina, ordeno ainda que ninguém de nenhum estado ou qualidade que seja, se atreva temerariamente a impedir esta justiça par mim determinada, a qual deve ser administrada e executada com toda o rigor e segundo os decretos e as leis romanas e hebraicas, sob pena de rebelião ao império Romano."

“(I.N.R.I.) é o acromio de Iesus Nazarenus Rex Iurdeorumdo latim, Grego (σοῦς ὁ Ναζωραῖος ὁ Bασιλεὺς τῶν Ἰουδαίων), e hebraico (ישוע הנצרת מלך יהודים),Jesus Nazareno Rei dos Judeus. Bem, tão certo quanto Jesus e o rei dos judeus, sabemos que INRI significa isso, mas Jesus era considerado um louco revolucionário da época por isso o sistema romano colocou a placa sob a cabeça de Jesus pois queriam ridicularizar e mostrar ao povo o que acontece quando alguém questiona o sistema e as sociedades secretas sendo a jesuíta a cabeça - Justum Necare Regis Impios, - É Justo Matar os Reis Ímpios e hereges.

Assista o video(https://www.youtube.com/watch?v=xefvBF_sTKA).

bottom of page