top of page

Voce tem duvidas que Yeshua é o Messias?

Mas Ele nasceu pobre em Belém numa mangedora como poderia reinar? Vamos ver o que diz as escrituras!


leao e cordeiro.jpg

As duas genealogias de Yeshua

Mt.1.

Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Mt. 1.2.

Abraão, gerou Isaque, que gerou Jacó, que gerou Judá e seus irmãos, Judá, gerou Perez e Zerá, cuja a mãe foi Tamar, Perez gerou Esrom, que gerou Arão, que gerou Aminadabe, que gerou Naassom, que gerou Salmom, que gerou Boaz, sua mãe foi raabe(a prostituta), Boaz gerou Obede, cuja sua mãe foi Rute, Obede, gerou Jessé gerou o rei Davi(o rei), que gerou salomão cuja sua mãe tinha sido a mulher de Urias, Salomão gerou Roboão, que gerou Abias, que gerou Asa, que gerou Josafá, que gerou Jorão, que gerou Uzias, que gerou jotão, que gerou Acaz, que gerou Ezequias, que gerou Manassés, que gerou Amom, que gerou Josias, que gerou jeconias(isto é, Joaquim), e seus irmãos, no tempo do exílio da Babilônia, que após o exílio jeconias, gerou Salatiel, que gerou Zorobabel, que gerou abiúde, que gerou Eliaquim, que gerou Azor, que gerou sadoque, que gerou Aquim, que gerou Eliúde, que gerou Eleazar, que gerou Matã, que gerou Jacó, que gerou José, marido de Maria da qual nasceu Jesus o Messias chamado Cristo, foram quatorze gerações de Abarão a Davi até o exílio da Babilônia e mais quatorze do exílio até Cristo(em Grego) e messias(em Hebraico), tanto Cristo ou Messias significam ungido. Em lucas 3, temos a genealogia de Cristo. Jesus tinha cerca de 30 anos quando começou o seu ministério, Ele era como se pensava filho de José, filho de Eli, filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amos, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Joseque, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matata, filho de Matã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salmom(alguns manuscritos dizem filho de Salá), filho de Naasson, filho de Aminadabe, filho de Ram(alguns manuscritos dizem Aminadabe, filho de admim, filho de Arni, filho de Esrom. Outros trazem com variações maiores), filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamaque, filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã, filho de Enos, filho de sete, filho de Adão, filho de D'us.

As Profecias

O profeta Moisés, que viveu 1.500 anos antes do nascimento de Cristo, registrou a profecias sobre o Salvador do mundo, as quais no decorrer de muitos milênios foram mantidas através das tradições orais pelos judeus. Nossos antepassados Adão e Eva ouviram a primeira profecia sobre o Messias ainda no Éden, logo depois de terem provado o fruto proibido. Então Deus disse ao diabo, que assumiu a aparência de uma cobra:(Gn.3:15), "Porei inimizades entre ti e a Mulher, e entre a tua posteridade e a Posteridade Dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao Seu calcanhar".

A profecia sobre o Messias foi proferida pelo patriarca Jacó, neto de Abraão, quando antes de sua morte, ele abençoou seus 12 filhos e profetizou o futuro destino dos seus descendentes. Para Judá ele predisse:(Gn.49:10),"O cetro não será tirado de Judá, nem o príncipe da sua descendência, até que venha Aquele que deve ser enviado. E Ele será a esperança das nações".

Segundo a septuaginta, esta profecia tem a seguinte alternativa:

"até que venha Ele, a Quem é dado a vir e Ele será a esperança das nações".

Aqui o cetro simboliza o poder. Esta profecia narra, que os descendentes de Judá terão seus próprios líderes e legisladores até o tempo que o Messias – Shiloh (Conciliador) vier. A palavra Shiloh revela um novo aspecto na caracterização de Suas atividades: Ele eliminará a inimizade entre as pessoas e Deus, originada como um resultado do pecado (os anjos cantavam sobre a eliminação da inimizade entre o céu e a terra, quando Cristo nasceu: (Lc.2:14),"Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens, de boa vontade"

O Patriarca Jacó viveu há mais de dois mil anos a.C. Daí em diante, da tribo de Judá veio o Rei Davi, descendente de Judá, que viveu há mais de mil anos a.C. Desde então, a tribo de Judá teve seus reis, além disso, pós cativeiro Babilônico, seus líderes até os tempos de Herodes o Grande, o qual subiu ao trono na Judeia, no ano 47 a.C. De descendência do comandante Idumeu Antípater, foi o primeiro rei estrangeiro dos judeus. Durante o seu reinado as tribos de Judá perderam seus estatus de autonomia e Jesus Cristo nasceu como foi profetizado. Seria apropriado neste ponto, mencionar um fragmento histórico encontrado no "Mishnah", uma das partes mais antigas do Talmude, onde é dito que os membros do Sinédrio (quando lhes foi tirado o direito da justiça criminal, mais de 40 anos antes da destruição do Templo no 30º ano do nascimento de Cristo), vestidos em farrapos e puxando os cabelos, exclamavam: "Infortúnio para nós, infortúnio para nós: há muito tempo que o rei de Judá empobreceu, mas o Messias prometido ainda não veio!" Provalvelmente, se expressaram desta maneira, porque não reconheceram em Jesus Cristo Aquele Pacificador, à respeito do Qual o patriarca Jacó havia profetizado. Deve-se salientar que, por causa de dois mil anos passados, desde que a tribo de Judá perdeu toda sua autoridade civil e os judeus como entidade tribal, já há muito tempo se misturaram através do sangue com outras tribos hebraicas e até com outras nações; aplicar a profecia dada por Jacó a qualquer novo candidato ao título messiânico — é absolutamente impossível.

A partir de Samuel 7. e a promessa de YHWH a Davi através do profeta Natã, "...eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino...".

Isaías disse: "então brotará um rebento do tronco de Jessé (que é o pai do rei Davi), e das suas raízes um renovo frutificará " (Is. 11:1).

Isso se cumpriu somente em Jesus. Seu pai José, era da descendência real de Davi e, por isso, detinha o direito ao trono (Mateus 1:1-16). Uma profecia ainda mais frenética é dada em Daniel (9:24-27), é dito a Daniel, explicitamente, que o Messias viria 70 semanas (que são 69 anos sabáticos - um total de 483 anos), depois do decreto para a reconstrução de Jerusalém que, naquela época, estava em ruínas, pelo que o Rei da Babilônia Nabucodonosor destruiu. Dentre outras mais profecias que se for colocadas aqui nao teriam espaço mais passarei as referencias para consulta dos Srs. leitores.

(1Cr.17:12-13),"Esse Me edificará uma casa, e firmarei o Seu trono para sempre. Eu serei Seu Pai e Ele será Meu Filho"

As Profecias de Isaías.

(Is.7:14),"Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma Virgem

conceberá e dará à luz um Filho e o Seu nome será Emanuel," o que significa: Deus está conosco"

Isaías revela novos detalhes sobre a Criança prodigiosa, a Qual nasceria de uma Virgem. Deste modo em seu 8o capítulo, Isaías escreve que o povo de Deus não deve temer as intrigas de seus inimigos, pois seus planos não serão realizados: (Is.8:10),"... formai planos, e eles sairão frustrados; proferi alguma palavra de mando, e ela não será executada, porque Deus é conosco (Emanuel)".

Isaías fala das características da Criança Emanuel: (Is.9:6),"Porquanto um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado e foi posto o principado sobre o Seu ombro; e será chamado Admirável, Conselheiro, Deus forte, Pai do século futuro, Príncipe da paz"

(Is.42:1-3),"Eis o Meu Servo, Eu O ampararei; o Meu escolhido, no qual a Minha alma pôs a Sua complacência; sobre Ele derramei o Meu Espírito, Ele espalhará a justiça entre as nações. Não clamará, nem fará acepção de pessoas, nem a Sua voz se ouvirá na ruas. Não quebrará a cana rachada, nem apagará a mecha que ainda fumega".

(Is.61:1-2),"O Espírito do Senhor repousou sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu; Ele Me enviou para evangelizar os mansos, para curar os contritos de coração, pregar a redenção aos cativos e a liberdade aos encarcerados; para publicar o ano da reconciliação do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, para consolar todos os que choram". Estas palavras determinam precisamente a finalidade da vinda do Messias: curar os males espirituais das pessoas.

Obs: existem algumas contradicões sobre geanologia de Cristo devido algumas leis e argumento de erros do “Antigo Testamento” cristão é fruto de uma tradução precária feita por São Jerônimo, mencionada pelo próprio João Ferreira de Almeida,sendo tendenciosa ou não!

bottom of page